sábado, 30 de novembro de 2013

Do Big Show SIC - 28/11/13


Uma pessoa esquece-se de validar o cartão uma vez e de repente torna-se numa fora da lei da pior espécie ao estilo "feios, porcos e maus". Tudo a olhaaaar. Mesmo à portuguesinho! Onde é que está a veia hipster quando precisamos dela? Bando de voyeurs! Oh amigos eu pago passe mensal, podia andar de comboio de Braga pró Porto e do Porto pra Braga o dia todo - eu mais a minha bolsa, a ocupar dois lugares - e garanto que só por causa da vossa mania de passageiros ocasionais era toda eu à base do "daqui não saio, daqui ninguém me tira"! Eu tenho cartão de plástico com a minha fronha lá estampada, não ando por aí de cartão de papel todo roto como vocês! Se os passes fossem cartões de crédito o meu era dos dourados com plafom ilimitado e os vossos eram daqueles que o BPN distribuía tão carinhosamente, antes de nos arrastar a todos para as profundezas do "quem se lixa é o mexilhão" que nasce ali pós lados de Lisboa e desagua na zona pobre das casas portuguesas.

E o pica perceber isto? Tá queto! Começou-me logo a falar de contratos que eu assinei e tinha em casa e onde me comprometia a validar o bilhete. Eu não assinei nada! (E se assinei não tenho em casa.) Não fosse eu uma blogger com telhados de vidro - que já tantas vezes falei aqui da CP - e garanto que ligava à minha prima que é advogada e isto não ficava assim! 

Brincadeiras à parte, tendo eu um passe mensal que, como já expliquei, me permite andar de comboio o dia todo e fazer qualquer percurso abrangido pela zona 8 (Braga - Porto), acho um bocado ridículo ser quase apedrejada em praça pública por não ter validado o bilhete. Sinceramente, não percebo essa dinâmica no meu caso (e no caso de qualquer pessoa que tenha adquirido um passe nas mesmas condições) mas respeito-a. Há muita coisa que não compreendo e que respeito! Eu não compreendo a rudeza de um funcionário que sabe que eu paguei a viagem independentemente de não ter passado o cartão na maquineta. Porque independentemente de ir ou não no comboio, a viagem tá paga! Mas respeito. Até porque já falámos aqui antes da cortesia, educação e inteligência dos picas da CP...ou da falta dela. E eu que não sou grande fã da generalização atrevo-me a dizer que ALGUNS fazem o macaco Adriano do Big Show SIC parecer o príncipe que podia, um dia, levar-me ao altar.

Catarina Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário